POR QUE SÓ OS SERES HUMANOS TEM QUEIXO?

Já reparou que os seres humanos são os únicos que possuem queixo? Muitos podem achar que esse fator é irrelevante. Que isso não muda em nada a forma como vivemos ou desenvolvemos mas isso não é verdade. O fato de possuirmos uma característica unicamente nossa tem a sua importância e pode revelar muito para a ciência. O queixo presente nos seres humanos modernos não é encontrado em nossos ancestrais e isso ajuda na diferenciação entre nós e eles.
Além disso o seu surgimento após a evolução nos mostra que alguma coisa aconteceu com nossos antepassados para que o queixo viesse a surgir. Essa mudança na estrutura óssea humana não aconteceu do nada e muito menos sem um motivo. Ela pode ser o resultado de uma mudança comportamental, por exemplo, e para tentar explicar o seu surgimento várias teorias foram criadas. Dentre elas existem 3 principais. Apesar de algumas já terem sido desacreditadas devido a falta de evidências apresentadas por estudos.


A primeira teoria


Por não estar presente em nossos antepassados, como dito anteriormente, algo teve que acontecer para que o surgimento do queixo fosse possível e necessário. Alguns acreditam que ele ajude no processo de mastigação e seja uma adaptação alimentar para ajudar na mastigação. Acontece que os seres humanos não precisam de muito esforço para fazer isso já que a maior parte da sua comida é processada e macia. Além disso outros animais que necessitam muito mais de um facilitador no momento da mastigação não o possuem.

Um estudo mostrou que para ajudar realmente na mastigação seria preciso que tivéssemos um osso na parede interna de nossas mandíbulas, assim como a plataforma símia encontrada nos chimpanzés e macacos.


Segunda hipótese



Os seres humanos são os primatas com a maior capacidade oral e alguns cientistas acreditam que o queixo possa influenciar nisso. Eles afirmam que a língua precisa de um reforço ósseo abaixo da mandíbula para que isso seja possível. Já que somos os únicos a possuí-los e a falar como falamos essa seria uma boa jogada mas alguns pontos não se ligam. Não fazemos muito esforço para poder falar então um osso extra para ajudar nessa função não seria preciso. Mais uma vez, se esse fosse o caso, um osso próximo a língua e no interior da mandíbula faria mais sentido.



Terceira justificativa



Uma teoria muito bem aceita pelos especialistas é a de que na verdade o queixo surgiu a partir de uma seleção sexual. Isso significa que ele não apresenta funções imediatas para os seres humanos mas que seria um atrativo sexual da espécie. Ela acabou sendo muito bem aceita já que muitos outros animais possuem características do tipo como os chifres dos alces ou os grandes narizes dos macacos-narigudos. O problema encontrado nessa hipótese é que geralmente os membros e características sexualmente selecionadas se encontram em apenas um dos sexos da espécie.

Como esse não é o caso dos queixos e eles se encontram tanto nas mulheres como nos homens a ultima teoria também acaba sendo desacreditada por esse motivo. Isso faz com que alguns simplesmente não vejam sentido nesse membro extra que possuímos. Será que ele na verdade não tem uma função real? Ou apenas estamos desacreditando teorias de mais por problemas pequenos? Comenta aí qual delas você acha mais plausível!
POR QUE SÓ OS SERES HUMANOS TEM QUEIXO? POR QUE SÓ OS SERES HUMANOS TEM QUEIXO? Reviewed by Gaming on Droid on janeiro 06, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário